Desde 2013, quando foi lançado nos EUA, o Play Station 4 é um sucesso comercial e seus jogos vêm fazendo a cabeça de garotos e adultos ao redor do mundo. Selecionamos aqui os 32 melhores games para PS4: tem jogo de tiro, de ação, de aventura, RPG... Também demos destaque aos jogos do momento: aqueles lançamentos imperdíveis que todo gamer que se preze precisa muito conhecer. Bora conferir?
O melhor game de PS4 de 2018 segundo os críticos, superando God of War, faz com que você entre na pele de um fora-da-lei em pleno Velho Oeste norte-americano. Apesar de ser destemido e um ás da pistola, não será fácil sobreviver aos inúmeros desafios impostos por bandidos rivais e pelas forças do Estado.
O melhor de PS4 de 2014 tem muita ação, carros em alta velocidade, tiroteios e fugas extraordinárias. O game já é um velho conhecido do público brasileiro, mas não custa lembrar: na metrópole de Los Santos, três criminosos apostam alto para obter sucesso. E quando falamos em "apostar alto", nos referimos a grandes e audaciosos assaltos.
Com várias melhorias de jogabilidade e resolução, essa versão de The Last of Us para PS4 vai fazer você ficar vidrado na frente da tela. A história, para quem não sabe, é a seguinte: uma epidemia causada por uma mutação do fungo Cordyceps se espalhou por todo o planeta, dizimando boa parte da população. Os humanos não-infectados lutam como podem pela sobrevivência. Nesse contexto desolador, Joel é contratado para transportar uma menina de 14 anos através do território norte-americano.
Segundo os críticos, God of War é o 2º melhor jogo de PS4 de 2018, alcançando elevados 94 pontos no site Metacritic. A avaliação entre os usuários também é super alta: 9,1. Anos após God of War III, a vingança de Kratos contra os deuses do Olimpo ficaram para trás. Agora, a ação se passa no mundo dos deuses e monstros nórdicos, onde Kratos não só deve lutar para sobreviver como também proteger e ensinar seu filho a lidar com os desafios desse mundo cruel.
O melhor jogo de PS4 de 2017 na opinião dos críticos se passa na cidade japonesa de Tóquio, onde os Fantasmas Ladrões de Copas, um grupo de justiceiros adolescentes que mantêm sua identidade secreta, agem através do Metaverso para combater a maldade humana. Esse game faturou o título de Jogo do Ano de 2017 segundo o site Game Revolution.
O 8º título da franquia Metal Gear é o melhor game de 2015, de acordo com os críticos. Após os eventos de Ground Zeroes, Snake entra em coma, acordando nove anos depois. Agora, fazendo parte de um grupo de mercenários em meio às guerras do Afeganistão e Angola no final dos anos 80, Snake vai atrás de vingança.
O melhor e mais discutido jogo de 2016 para PS4 promete muita aventura para quem gosta de games de ação. A história se passa alguns anos após os eventos da parte 3 da franquia e agora, ao lado de seu irmão Sam, Drake embarca numa nova missão: encontrar a utopia pirata Libertalia, supostamente localizada nas profundezas das florestas de Madagascar.
Como o próprio nome diz, Journey é a história de uma viagem. Mas a princípio pouco ou nada se sabe sobre o propósito dessa viagem ou a identidade do viajante. Você irá despertar num mundo desconhecido e inóspito. Aos poucos irá explorar as ruínas de uma civilização antiga e, quem sabe, chegar ao final de sua peregrinação. Jorney é o 2º melhor game para PS4 de 2015.
Para quem curte mistério e ação, esse game é uma ótima pedida. Para sobreviver nesse mundo sombrio, você terá de explorar os segredos mais obscuros e enfrentar as mais horrendas criaturas que povoam as ruas sinuosas da cidade de Yharnan, infestada por uma doença endêmica.
Nesse RPG eletrônico, você controla uma criança que caiu nos subterrâneos da Terra. Isso não seria um problema tão grande caso os subterrâneos não fossem ocupados por monstros que, após saírem derrotados de uma guerra contra os humanos, vivem trancados lá embaixo. Seu desafio é encontrar o caminho de volta.
Neste game sensacional, você controla o bruxo, mestre espadachim e caçador de monstros Geralt de Rívia através dos Reinos do Norte. O cenário é de crise absoluta: não há estabilidade e segurança num mundo onde o exército conhecido como Caçada Selvagem está a solta, levando o terror para onde vai. Será que Geralt vai conseguir conter esse exército do mal?
No mundo fantástico de Rivellon, a estabilidade chegou ao fim. Séculos depois dos eventos de Divinity: Original Sin, o Vazio não está mais sob controle, e suas criaturas horripilantes aos poucos começam a ultrapassar o Véu e invadir Rivellon. No começo do jogo, você é um poderoso Sourcerer que foi capturado pela Ordem Divina, que pretende esvaziá-lo de seus poderes. Mas um naufrágio muda todo o rumo da história.
Esse game japonês, o 4º melhor jogo de PS4 de 2018, coloca você numa missão de vida ou morte: para trazer de volta à vida a menina Mono, você controla Wander, cujo objetivo é desbravar a Terra Proibida, um lugar despovoado e repleto de ruínas, e derrotar 16 criaturas conhecidas como Colossus. Essas criaturas detêm um poder de reavivamento que pode salvar Mono.
Trata-se do 2º pacote de expansão do celebrado game The Witcher 3, lançado em 2015 e considerado o 4º melhor jogo de PS4 do ano. O mestre espadachim Geralt de Rívia recebe uma carta escrita por cavaleiros do ducado de Toussaint. A duquesa solicita os serviços de Geralt, a única pessoa capaz de conter uma monstruosa criatura que anda aterrorizando o ducado. Geralt decide aceitar mais essa missão.
Para a galerinha das antigas que tem saudades de um joguinho 2D de plataforma, eis uma novidade absolutamente fantástica para PS4: Celeste. Você controla Madeline, uma garotinha cuja missão é escalar a montanha nevada Celeste, que fica no Canadá. Por que Madeline quer chegar ao topo? Isso você irá descobrir à medida que o jogo avança. Vencedor de dois prêmios no Game Awards de 2018, Celeste foi desenvolvida com a participação do estúdio brasileiro Miniboss.
Shadowbrindgers é o novo pacote de expansão da aclamada saga Final Fantasy, criada no final dos anos 80. Quer conhecer as novas cidades, trilhas e seres fantásticos? Pelos cometários da galera que já jogou, a experiência de jogo é mesmo incrível. Trata-se, segundo os críticos, do melhor jogo de 2019.
Mais de 20 anos depois, Resident Evil 2 ressurge num remake de tiraro fôlego. Só que desta vez a jogabilidade de tiro se dá em 3ª pessoa, aos moldes do Resident Evil 4. A história, no entanto, é a mesma: a cidade de Raccon City foi arrasada por um vírus que transformou quase todos os seus habitantes em zumbis. O objetivo é sobreviver e descobrir o que está por trás do ataque à cidade.
Invasores alienígenas atacam a Terra, fazendo com que a humanidade tenha que se refugiar na Lua para não ser dizimada. A resistência a essa invasão é organizada em torno de uma nova unidade de soldados androides, iniciando-se uma guerra pelo controle do planeta.
Lançado em março de 2019, esse game de ação e aventura tem agradado a galera: nota 8.0 no Metacritic, segundo os votos dos usuários. Com muito combate e exploração, você entra na pele de um guerreiro japonês do século XVI cuja missão é resgatar seu mestre e se vingar do inimigo.
Trata-se da expansão de Monster Hunter: World, o jogo mais bem-sucedido de todos os tempos produzido pela Capcom, totalizando 12 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Para quem não está familiarizado com a série, nesse jogo você é um caçador encarregado de matar ou aprisionar monstros. Em Iceborne, a aventura se passa num território gelado recém-descoberto e repleto de seres aterrorizantes.
Apex Legends é um battle royale game - ou seja, contém os elementos clássicos do gênero, como exploração, luta pela sobrevivência e a busca por armas e equipamentos. Os jogadores são divididos em trios que se enfrentam numa batalha mortal até que só reste um time. Em Apex Legends, há um diferencial: é possível que combatentes mortos retornem ao jogo.
Cinco anos depois de Devil May Cry 4, 3 personagens (Dante, Neto e V) tentam impedir que o Rei Urizen extermine a humanidade. Todas essas personagens, cada qual com características específicas, podem ser controladas pelo jogador. Para quem curte um jogo de combate, vai adorar esse retorno triunfal de DMC.
Esse roguelike lançado em janeiro de 2019 vem arrancando muitos elogios dos críticos. O jogo é bem no estilo RPG de tabuleiro, inclusive com uso de cartas para progredir no aventura. É preciso desenvolver estratégias eficazes e escolher as cartas com sabedoria para se dar bem em Slay The Spire.
Em Sid Meier's Civilization VI o objetivo é expandir a sua própria civilização e assim, quem sabe, dominar o mundo. Há algumas maneiras de ganhar o jogo: por dominação, ciência, religião, cultura e por pontuação. Mas a ideia é sempre a mesma: realizar grandes feitos comerciais, tecnológicos ou militares e, de alguma forma, impor-se sobre as outras civilizações para conquistar a vitória.
Esqueça o mundo tal como o conhecemos hoje. Aquecimento global? Nem pensar! Em Frostpunk: Console Edition a Terra foi tomada pelo gelo, fazendo com que a humanidade fosse reduzida a um pequeno grupo. Nesse mundo congelado, cabe a você tomar decisões que podem definir o destino dos seres humanos.
Em Dragon Quest Builders 2, além de lutar contra os Filhos de Hargon, você deve construir casas, cultivar terrenos, encontrar pessoas, objetos, ferramentas... As missões são variadas e vão deixar você bastante curioso pelo que vem a seguir. Há opção de apenas um jogador e multiplayer (até 4 jogadores). A personagem que você comanda pode ser personalizada.
Visual novel (romance visual) é um gênero de jogo criado no Japão em que a história é apresentada por meio de texto e diálogos, cabendo ao jogador tomar decisões que influenciam o rumo dos acontecimentos. Para quem curte uma boa história de ficção científica, com máquinas do tempo e tudo mais, essa é uma ótima pedida!
Oliver é um garoto que viaja por um mundo encantado em busca de sua mãe, que desapareceu após um trágico incidente. Mas para encontrá-la deve enfrentar grandes desafios, já que este mundo é povoado por criaturas ferozes que não vão facilitar sua jornada. Domar "familiares" pode ser uma boa saída para cumprir essa difícil missão.
The Outer Worlds é um RPG de ficção científica em 1ª pessoa. A história se passa num futuro alternativo em que outros planetas já foram colonizados por megacorporações. A personagem que você controla acorda de uma hibernação dentro de uma nave que se perdeu a caminho de Halcyon, a colônia mais distante da Terra, e agora se vê imerso num mundo dividido em facções que disputam o poder.
Nesse game de tiro em 3ª pessoa, o jogador controla Jesse Faden, uma mulher que detém poderes sobrenaturais e luta para derrotar uma força estranha que invadiu uma agência secreta em Nova York.
O aguardadíssimo Death Stranding se passa num mundo pós-apocalíptico, onde você controla Sam Bridges, um entregador de mercadorias que se encontra numa jornada cuja missão é restabelecer as conexões em um mundo despovoado. Claro que a história é bem mais complexa do que isso e vale a pena jogar para conferir!
Gosta de temas medievais? Então esse game é uma excelente pedida. O jogador controla Amicia, que, ao lado de seu irmãozinho Hugo, têm de lutar pela sobrevivência fugindo dos agentes da Inquisição de enxames sobrenaturais de ratos que devoram tudo o que tem pela frente.